Especialista em mediação, Carla Boin vê no incentivo ao diálogo uma ferramenta para a redução de conflitos nas empresas

A tecnologia é, sem sombra de dúvida, uma aliada no ambiente de trabalho. Mas, por outro lado, a facilidade de se comunicar com os colegas de trabalho online pode resultar em conflitos, segundo Carla Boin, consultora especializada em mediação.

“A frieza proporcionada pela distância, aliada à competição, natural especialmente em companhias de grande porte, contribui para o aumento da tensão entre profissionais”, declara.
A especialista explica que há, comprovadamente, ganhos quando as empresas estimulam a confiança no ambiente de trabalho. Mas isso só é possível se um tom mais amigável é estimulado nas organizações.
“É preciso cuidar da linguagem e da maneira de se colocar, para promover uma reação diferente no outro. Muitos conflitos ocorrem não pelo que é falado, mas pela forma como as palavras são ditas”, conta.
Em todas as instâncias
Carla explica que, naturalmente, as lideranças têm papel fundamental, mas não devem ser as únicas fontes de mudança quando há necessidade de diminuir os conflitos.
“É importante que cada profissional seja estimulado a adotar uma postura menos combativa. Cada um deve cultivar uma comunicação mais serena. Só assim é possível evitar uma situação em que o outro se sinta acuado e reaja negativamente, muitas vezes sem ao menos compreender o que, de fato, está sendo dito”, afirma.
Espaço para o entendimento
Carla destaca que para modificar um cenário caracterizado pelo excesso de conflitos também se faz necessário cultivar espaços físicos que proporcionem o diálogo.
“Muitas vezes, por valorizar agilidade e rapidez, passamos por cima da importância de promover a interação entre as pessoas em uma outra ordem. Quando a empresa cria locais que permitam a conversa entre colaboradores, incentiva as relações e promove o entendimento”, afirma.
“É preciso abrir o espaço para ouvir, para que as pessoas possam emitir opiniões acerca das questões e buscar soluções em conjunto”
Carla Boin, consultora especializada em mediação