Gamificação transforma dia a dia corporativo em jogo, com foco em melhores resultados
Você já ouviu falar em Gamificação? Trata-se do método capaz de transformar as tarefas cotidianas em parte de um jogo, no qual os competidores são os colaboradores e o objetivo é obter melhores resultados.
“Os jogos transformam atitudes, tornando as pessoas e os processos mais eficientes. É uma ferramenta que torna a vida mais interessante. É a diferença entre ter que fazer algo e querer fazer algo”, conta Carlos Augusto Cavalcanti Santos, diretor executivo da Ludium Creative Gamification.
Segundo ele, a metodologia funciona porque todas as pessoas são jogadoras natas que estimuladas pela competição, desenvolvem mais rapidamente suas competências, buscando a realização de tarefas em menor tempo e com perfeição.
“Por isso, tem a capacidade de mudar a cultura dos colaboradores em relação à empresa. Desde sua origem, o engajamento canaliza de maneira natural os esforços do dia a dia de trabalho, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional para o atingimento da missão do grupo”, afirma Santos.
Competir para cooperar
Qualquer empresa, independentemente de sua área de atuação, pode colocar em prática conceitos de gamificação, para tornar melhores os seus resultados.
De acordo com Santos, o melhor jeito de estimular o comportamento desejado pelos colaboradores é promover um compromisso coletivo, onde uma pessoa compete com as outras, mas o objetivo final beneficia a empresa como um todo e, consequentemente, todos os “jogadores”.
“Além disso, como legado da sua aplicação, a gamificação cria um meio de interação eficiente entre os colaboradores, com coerência na comunicação e clareza quanto ao caminho a ser seguido para que as metas sejam atingidas. Também estabelece uma via de mão dupla entre líderes e liderados que é muito positiva, pois todos gostam de receber feedback e de acompanhar a própria evolução”, destaca o diretor executivo da Ludium.