Escritor Gabriel Carneiro Costa explica que, para atingir objetivos corporativos ou individuais, cada profissional deve assumir a responsabilidade de agir de maneira diferente

Muitas empresas identificam a necessidade de mudar, seja para tornar o negócio mais lucrativo, executar tarefas com maior eficiência ou simplesmente para melhorar o ambiente de trabalho.

Mas, embora as intenções sejam as melhores, em diversas ocasiões essas iniciativas não têm sucesso.

Para Gabriel Carneiro Costa, autor de quatro livros e especialista em comportamento humano, isso acontece porque, na maior parte das vezes, cada profissional espera que os colegas e as outras áreas mudem, mas não toma nenhuma atitude para modificar a si mesmo.

“Todo mundo está comprometido com a mudança do outro.  Um profissional de crédito e cobrança sabe exatamente o que o colaborador do setor comercial deve fazer para que a empresa tenha melhores resultados, por exemplo”, explica.

“No entanto, é muito mais efetivo cada pessoa concentrar esforços naquilo que precisa modificar em si mesma para que determinado objetivo seja atingido”, completa.

Faça uma autoavaliação

As habilidades que precisam ser aprimoradas pelas pessoas são muito parecidas, mas é difícil colocá-las em prática porque o processo de transformação requer esforço, foco e comprometimento com cada etapa a ser cumprida, além da autoavaliação constante, de acordo com Carneiro.

E para evitar o insucesso nessa jornada, o especialista explica que é importante cada um se questionar sobre o papel que vem exercendo no dia a dia de uma empresa, por exemplo.

“Se a sua companhia perdeu um cliente importante, questione a postura que você tem diante dessa dificuldade. Se você não se relaciona bem com o seu chefe, indague como se comporta diante dele. Ao fazer essas perguntas, você descobrirá se está realmente agindo como gostaria e poderá alterar seu comportamento, se perceber que é necessário”, completa.

Comece pelo mais simples

Carneiro também recomenda que todo processo de aprimoramento pessoal e profissional comece pelas etapas mais simples. Segundo ele, dessa forma é possível observar os resultados acontecerem mais cedo. Isso vai evitar a frustração que, por sua vez, leva ao abandono do processo de mudança. “Sempre digo para as pessoas começarem pelo caminho mais fácil, para que elas colham os frutos rapidamente e vibrem com essas conquistas. Assim, começarão a fortalecer sua autoestima e terão disposição para continuar a caminhada e encarar transformações mais difíceis”, finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s