Na manhã de sexta-feira, dia 7, profissionais de crédito e cobrança acompanharam a primeira parte do treinamento sobre inteligência emocional, durante o PartCISP Xperience

Na sexta-feira, dia 7, os representantes de empresas associadas à CISP acompanharam o treinamento “Inteligência Emocional – Reconhecendo e aprendendo com as minhas emoções”. O responsável pelo conteúdo foi o coach e consultor Flávio Lettieri, que tem quase 20 anos de experiência em programas de liderança. 

Logo no início, Lettieri explicou que a inteligência emocional está associada a cinco competências intra e interpessoais. São elas:

  1. Perceber as próprias emoções
  2. Lidar com as próprias emoções
  3. Perceber as emoções dos outros
  4. Lidar com as emoções dos outros
  5. Ter a capacidade de se automotivar

“Eu preciso lidar comigo e com o outro, para desenvolver a consciência de que o único responsável pelo que eu sinto sou eu mesmo”, explicou o consultor.

Na sequência, ele declarou que é comum as pessoas enfrentarem dificuldades para descrever o que sentem.

“Isso acontece porque somos cobrados diariamente para desenvolver competências lógicas, especialmente na vida profissional, mas não trabalhamos as nossas inteligências emocionais. No entanto, elas são indispensáveis, especialmente para quem ocupa cargos de liderança”, complementou Lettieri.

Matheus Teixeira, analista de Crédito da Granol, concordou com essa visão e acrescentou:

Os dois lados das emoções

Mais tarde, o palestrante destacou a necessidade de lidar positivamente com as quatro emoções básicas: raiva; tristeza; medo e alegria. Ainda que algumas delas pareçam negativas, todas têm papel importante na vida de qualquer pessoa.

“A raiva, por exemplo, pode ter consequências indesejadas, como a agressividade, mas tem um lado muito bom. Se conseguirmos canalizá-lo, esse sentimento se torna um propulsor de nossa criatividade”, explicou.

“Já a tristeza pode provocar a vitimização, mas por outro lado permite o trabalho da resignação, além da capacidade de perdoar o outro, o que tem um valor enorme”, complementou.

Lettieri destacou que o medo pode paralisar quem não lida bem com ele, mas também funciona como um propulsor de competências. Quando amedrontadas, as pessoas ficam em estado de alerta e atentas aos detalhes, o que diminui a chance de erros ocorrerem. 

A alegria, por fim, quando estimulada, permite o melhor desempenho de qualquer equipe. 

“Uma dica que dou, especialmente para quem ocupa cargos de gestão, é trabalhar os ‘quick wins’, que nada mais são do que as pequenas conquistas do dia a dia.”

“Quando as pessoas vivenciam a alegria, elas se sentem mais motivadas e fazem o possível para repeti-la. Ou seja, a performance de uma equipe pode aumentar de modo significativo com a ajuda desse sentimento”, afirma Lettieri.

Para Elaine Magalhães, analista de Cobrança da L’Oréal, o conteúdo sobre inteligência emocional contribuiu tanto para o crescimento profissional quanto para o pessoal:

O poder da empatia

Durante o treinamento, Lettieri explicou que para desenvolver a empatia – a capacidade de se colocar no lugar do outro – é preciso respeitar e valorizar a diversidade de pensamento.

“Empatia também é sentir o que o outro sente. É o que nos permite entender melhor as pessoas. Trata-se do caminho mais curto para desenvolver a compaixão, o nível mais profundo da inteligência emocional”, contou o consultor.

Angelita Fantinel, coordenadora financeira da Zanlorenzi, apontou o que mais chamou sua atenção no treinamento:

Solidariedade que transforma

Durante a apresentação, também foi revelado que, em uma ação beneficente, a CISP restaurou parte da sede do Espaço Solidário de Mãe Luiza, casa de longa permanência de idosos, localizada em Natal. Assista ao vídeo sobre a reforma:

Além disso, os profissionais de crédito e cobrança receberam a tarefa da realizar uma festa junina para receber os idosos que vivem no local. Para saber mais sobre o “Arraiá” da CISP, clique aqui.

Ao longo do treinamento, os profissionais de crédito e cobrança também participaram de diversas dinâmicas, para perceber e lidar melhor com as emoções. Assista:

Confira a galeria de imagens do segundo dia de PartCISP Xperience:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s