Adaptabilidade aos desafios do mercado e o estabelecimento de parcerias sólidas marcam a trajetória da Somave
Presente no mercado desde 2008, a Somave Agroindustrial tem garantido a qualidade de seus produtos e sua competitividade no mercado ao concentrar seus esforços estratégicos em dois pilares: firmar parcerias consistentes e investir em tecnologia e infraestrutura.
Com foco total na criação e manejo de frangos de corte, a empresa que por anos atuou exclusivamente na unidade industrial de Cidade Gaúcha (PR), expandiu sua operação ao iniciar, em 20 de julho de 2019, a operação de uma nova unidade, na cidade de Soledade (RS).
De olho no futuro, a companhia está constantemente agregando tecnologia de ponta a seus processos, de modo que se tornem ainda mais eficientes e adequados às mais rígidas certificações mundiais. Hoje, a Somave está habilitada a exportar seus produtos para mais de 30 países.
Valor inegociável
Integração é a palavra que define o modo como a Somave conduz suas parcerias. A empresa tem acordos firmados com avicultores próximos às regiões em que suas unidades estão localizadas para que o consumidor leve sempre o melhor produto para casa.
De um lado, os proprietários de granjas disponibilizam seus aviários e mão de obra para a criação das aves, com a garantia da compra de toda a produção pela Somave. Na outra ponta, a empresa entrega ração balanceada para o consumo das aves, além de todo suporte técnico e veterinário especializado.

Para que a produção de aves em cada uma das granjas integradas esteja cercada de todos os cuidados, a Somave faz controle rígido em todas as etapas. Desde a desinfecção dos aviários e caminhões ao controle de aves silvestres e visitas, todas as medidas são tomadas para evitar a contaminação das aves por microrganismos.
A Somave conta com 137 granjas em uma área de 60 km, o que permite a criação de quase 3 milhões de aves.
Mais segurança nas relações comerciais
Ampliando esse mesmo conceito de parcerias sólidas, o encontro com a CISP foi motivado pela necessidade do setor de crédito da Somave em encontrar informações mais detalhadas de seus clientes e potenciais clientes. Em pouco tempo, o retorno obtido por meio das ferramentas apresentadas pela CISP se reverteu em mais segurança na condução das relações comerciais.
Segundo Elton, gerente administrativo e financeiro, “o setor de credito é de vital importância para a empresa. A liberação de credito é a operação que fundamenta a confiança necessária para efetivar as transações comerciais. A atividade da área é importante também na elaboração de um planejamento financeiro eficiente”.
Ainda na opinião do gerente, o contato com outras empresas associadas à CISP amplia também os horizontes da Somave, em razão do rico intercâmbio de informações e experiências.
Adaptabilidade frente aos novos desafios
Recentemente, a empresa conquistou a habilitação para exportar ao mercado mexicano, e consequentemente, algumas adequações se mostraram necessárias para esse novo mercado: foram criadas novas embalagens e novos cortes para apresentar o produto.
Por conta do objetivo de gerar maior valor agregado e atender especificidades culturais de diferentes regiões do mundo, essa adaptabilidade tem sido natural para Somave.
Como exemplo que destaca a importância dessa postura há a adequação à certificação Halal, que respeita especificidades da cultura e de costumes locais de alguns de matriz Muçulmana.
Hoje, a exportação é realizada 50 países e há planos para alcançar os mercados mais exigentes do mundo, como o japonês e o europeu. Além dos mercados do Oriente Médio, África, América do Sul e América Central, onde a Somave já está presente, a empresa já está em fase de obtenção da habilitação para exportações ao mercado chinês.