Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral realizada em 2018, com 1,2 mil empresários, apontou que para liderar uma equipe, um gestor precisa conhecer muito bem a si mesmo. Só assim é possível ser um exemplo para sua equipe.

E embora o autoconhecimento seja importante para profissionais de diferentes áreas, muitas pessoas ainda tratam o desenvolvimento dessa característica com algo místico e nem sempre entendem que se trata de uma competência que uma pessoa desenvolve para compreender melhor cada uma de suas reações.

O autoconhecimento faz com que um profissional entenda seu próprio funcionamento, suas características, perfil e, principalmente, permite o entendimento de suas competências e forças, segundo a especialista em educação corporativa e coach Claudia Dias.  

“As pessoas têm a predisposição de se preocupar somente com suas fraquezas. Mas elas podem se sair muito melhor se utilizarem talentos, dons, habilidades e competências. Em muitos casos, elas encontram dificuldades para identificar essas qualidades em si mesmas”, afirma.

“Quando sabemos como funcionamos, em contrapartida, agimos de forma muito consciente, potencializamos o uso de nossas forças e criamos estratégias, de uma forma muito mais consciente, para anular ou neutralizar deficiências”.Claudia Dias, especialista em educação corporativa e coach

Como desenvolver

O caminho para desenvolver o autoconhecimento compreende cursos, treinamentos, leituras e estudos, além do acompanhamento de profissionais especializados. Mas também é possível adotar algumas posturas para atingir esse propósito:

  • Esteja aberto a mudanças de opinião
  • Procure vivenciar novas experiências
  • Pratique a escrita
  • Fique atento aos seus próprios sentimentos
  • Preste atenção aos sinais de seu próprio corpo

“Hoje estamos na era do conhecimento, mas não é um conhecimento do abstrato do que está fora de você.  Quanto mais uma pessoa conhecer a si mesma, em sua totalidade, melhor tomará decisões. Quando você está mais consciente de quem é, tudo se torna mais fácil”, declara Claudia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s