Flexibilidade é peça-chave para o desenvolvimento de um líder de sucesso

O intenso dinamismo da atualidade requer muito dos profissionais de todas as áreas de atuação e de diferentes posições hierárquicas. Entretanto, é inquestionável que há desafios maiores aos que exercem cargos de chefia e que almejam desempenhar a liderança com excelência.

Mas o que seria, afinal, um excelente líder? Sem dúvidas, o respeito à diversidade e a valorização do talento de cada membro da equipe estão entre os principais tópicos.

Porém, essa postura ética e humanizada não se dá apenas com discursos e normas escritas. É preciso desenvolvimento efetivo de algumas características consideradas básicas por quem estuda o assunto.

Saber celebrar conquistas está entre características-chave

Carlos França, administrador com carreira na área de Recursos Humanos, especializou-se em Programação Neurolinguística e Coaching. Com base na sua experiência em projetos na Universidade de São Paulo (USP) e em RH de empresas multinacionais, como Alcatel e Mondelez, ele considera que há quatro características-chave na postura comportamental de bons líderes:

– São exemplo ao demonstrar coerência entre o que fazem e o que dizem;

– Têm capacidade para desenvolver equipes, a partir das individualidades de seus membros;

– Acompanham e amparam a evolução de pessoas, por meio de feedbacks sobre o que funcionou e o que não funcionou;

– Sabem celebrar os bons resultados.

“Este tópico, “celebrar”, é um dos mais importantes, pois comemorar conquistas permite que sejam gerados registros marcantes na memória dos colaboradores, fortalecendo as equipes”, comenta França.

Líder é o maestro que orquestra pessoas

Em uma de suas publicações, o filósofo Mario Sérgio Cortella enfatiza o quanto a liderança vai além da ideia de dirigir pessoas, uma vez que está atrelada a um processo de elevação dos talentos e das condições de ação.

De forma breve e direta, Cortella faz uma analogia ao trabalho de um maestro diante da orquestra, ao definir o líder como aquele que rege sua equipe de forma harmônica e que “tem um conjunto de interfaces que fazem com que a gestão de pessoas seja decisiva e um diferencial nas organizações.”

Habilidades primordiais na liderança

A literatura sobre liderança vem acompanhando as mudanças globais e os diferentes contextos das áreas de atuação profissional.

Os estudos sobre o tema podem ser ainda mais ricos considerando a quantidade de materiais de qualidade disponível na internet, como vídeos, textos em blogs, artigos acadêmicos, webséries em redes sociais e entrevistas com especialistas.

O conteúdo atual aborda inúmeras habilidades necessárias para um líder, dentre as quais o França destaca seis como sendo as principais. Confira!

O papel da flexibilidade

Para desenvolver as qualidades pontuadas até aqui, a dica de França é priorizar a flexibilidade ao longo das diferentes fases desta jornada.

O insight está na abertura para modificar processos, o que requer um mindset que permita identificar a necessidade de recalcular rotas junto às equipes e organizações. Não se trata de mudar tudo aleatoriamente, mas de não se manter preso a ideias já enraizadas.

França comenta, ainda, sobre a importância da humildade para aprender e ensinar constantemente, em um ciclo constante de troca com o meio e com as pessoas.

Um bom líder sabe quando pedir ajuda

A pequena lista evidencia uma agenda repleta de sub demandas desafiadoras para a concretização de um líder. Não há uma receita pronta e a dica de ouro é identificar e hierarquizar os gaps a serem resolvidos.

Além dos estudos e atualizações constantes, é essencial estruturar um plano de desenvolvimento de competências e, para um apoio estratégico em questões mais específicas, apostar em mentoria com profissionais capacitados neste segmento.

Confira, também, materiais gratuitos do IBC!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s