Encontro foi realizado em formato misto, com programação presencial e on-line, incluindo palestra internacional e lançamentos de novos recursos digitais para as associadas

Sob o frescor de boas-novas, a 31ª edição do Encontro dos Representantes de Crédito e Cobrança (PartCISP 2021) foi realizada no dia 9 de setembro, no Clube da Mercedes-Benz, em São Paulo. A programação especial deste ano foi presencial e on-line, respeitando os protocolos de segurança em relação à Covid-19.

Com mediação da jornalista e supervisora de Relações Externas da CISP, Ana Dini, o evento foi aberto com uma grande novidade: a apresentação da Ágille, a assistente virtual criada com inteligência artificial para o atendimento das associadas.

Ainda durante a abertura do encontro, a plataforma Maxxi foi lançada oficialmente, com apresentação do gestor de Inteligência e Tecnologia da CISP, Marcelo Amorim.

Marcelo Amorim, gestor de Inteligência Tecnológica da CISP
(Foto: Adriana Ribeiro/Bennu Live Streaming)

A presidente, Eliane Márcia Antônio Ferlin; o vice-presidente, Jeferson Costa Medeiros; a diretora de Relações Externas, Angélica Pinheiro de Melo Pereira; e o Secretário Geral, Waldir Alves Toledo Junior, participaram ativamente da roda de conversa entre as palestras.

Um marco histórico

Na opinião da presidente da CISP, a edição 2021 do PartCISP representa um marco na história da associação. “O evento trouxe a consolidação de um processo de inovação no qual temos investido com muita dedicação”, disse Eliane.

Para o vice-presidente, o encontro delimitou o início de uma nova era. “Quem diria que, há 50 anos, teríamos uma inteligência artificial? Estamos dando grandes passos para agregar às nossas associadas e colaboradores e é só o início”, frisou Jeferson.

Eliane enfatizou, também, a grande motivação da CISP em oferecer cada vez mais facilidades às associadas, com o que há de mais atualizado em tecnologia, sem gerar qualquer custo adicional às empresas.

Eliane Márcia Antônio Ferlin, presidente da CISP
(Foto: Adriana Ribeiro/Bennu Live Streaming)

Diversidade foi pauta em palestra internacional

A participação mais que especial da palestrante internacional Rachel Maia, consultora em empresas internacionais e presidente do Conselho Consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), foi um mergulho em diferentes questões que perpassam a diversidade, equidade e inclusão de negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Rachel falou dos desafios que enfrentou por ser mulher, negra e, também, como profissional brasileira no exterior. “Diversas vezes quiseram me parar”, disse ela, que ressaltou que o meio corporativo está repleto de barreiras às mulheres, mas que a força está no conhecimento.

À direita, nossa associada Marcia Regina (Dori Alimentos) interagindo com Rachel Maia
(Foto: Adriana Ribeiro/Bennu Live Streaming)

“Olhar sobre a pluralidade e propósito deve guiar estratégias das empresas”, frisou Rachel

De acordo com Rachel, assim como vários outros setores, a área de crédito precisa pautar o seu olhar na pluralidade, viabilizar sentimento de pertencimento e quebrar os muros do preconceito.

Em uma abordagem mais ampla, ela sinalizou o papel do propósito nas organizações. “Quando os consumidores percebem que a empresa não tem propósito, eles voam como pássaros.”

Às lideranças, Rachel chamou atenção para que Key Performance Indicator (KPIs) e o conceito de Environmental, Social and corporate Governance (ESG) estejam interligados às estratégias e metas, bem como para a conexão entre os líderes, com foco na presença em diferentes camadas sociais para alcançar a todos.

Especialista trouxe novos olhares aos negócios a partir da Geopolítica

A segunda palestra contou com insights de outro grande profissional, o cientista político Heni Ozi Cukier, que possui carreira internacional, é professor e deputado estadual.

A partir do tema “Cenário Geopolítico e Econômico”, Heni abordou como as características locais interferem diretamente no acesso a regiões e, consequentemente, no alcance dos negócios, seja qual for o segmento de atuação.

Ele explicou que cultura, economia, localização e dimensões são fatores que fazem toda a diferença e que determinam o grau de infraestrutura para as empresas. “95% de todo o comércio do mundo é feito pelo mar. Por isso, o fácil acesso ao mar é fundamental para a economia”, exemplificou Heni.

Heni Ozi Cukier abordou a interferência de fatores geopolíticos nos negócios
(Foto: Adriana Ribeiro/Bennu Live Streaming)

Pandemia gerou uma ruptura logística”, disse Heni

Em meio à pandemia de Covid-19, a importância da geopolítica se tornou ainda maior, segundo Heni. Isso porque a própria doença é um fator geopolítico. Prova disso foi o abalo em escala global na economia, cada país com proporções específicas, também por características geopolíticas próprias.

“Uma pandemia altera questões estratégicas, como a identificação de pontos de vulnerabilidade, possibilidade para a autossuficiência e prevenção”, explicou Heni, que considera que negócios e governos em todos os países tendem a ficar mais atentos quanto à dependência de outras nações, em diferentes contextos e setores.

Bem-estar, conhecimento e solidariedade

No break interativo do PartCISP 2021, as dicas, em vídeo, da especialista em cafés do grupo 3 Corações, Carolina Barreto, trouxeram truques simples para preparar aquele cafezinho que faz toda diferente na rotina agitada do trabalho e, também, nos momentos tranquilos de lazer.

Break interativo com dicas do grupo 3 Corações
(Foto: Adriana Ribeiro/Bennu Live Streaming)

Os participantes puderam conferir, ainda, as orientações do fotógrafo Marcelo Auge, sobre como conseguir fotos de melhor qualidade com o celular.

E não poderia deixar de integrar as atividades do PartCISP a entrevista conduzida pela assistente de Relações Externas da CISP, Luciana da Consolação, com a gerente de Voluntariado e Captação de Recursos da Liga Solidária, Priscila de Souza, sobre as ações da instituição e a destinação das cestas básicas doadas pela CISP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s