Participantes puderam conhecer as diretrizes da área apresentadas pelo coordenador do Departamento de Crédito Comercial da associada, Paulo Camati

Focada em contribuir sempre mais com a melhor performance dos setores de Crédito e Cobrança e Financeiro das associadas, a Central de Informações São Paulo organizou mais um webinar este mês. Desta vez, o encontro virtual foi sobre “Gestão do risco do crédito”, com o case da Coamo Agroindustrial Cooperativa, associada CISP há 19 anos.

A gestão e redução de riscos na concessão de crédito na indústria sempre foi um tópico desafiador para a segurança dos negócios, e se tornou ainda maior com o cenário econômico atual – com impactos gerados pelas políticas dos últimos anos no Brasil e agravado pela crise desencadeada com a pandemia de Covid-19.

Para compartilhar – com exclusividade aos associados CISP – práticas que têm surtido efeito positivo diante desse cenário, convidamos o coordenador do Departamento de Crédito Comercial da Coamo, Paulo Camati.

Inadimplência requer atenção constante

Bacharel em Ciências Contábeis, especializado em Gestão Estratégica no Agronegócio e com mais de 30 anos de experiência em gestão e análise de Crédito e Cobrança, Camati argumenta que “conter a escalada da inadimplência é o principal desafio do atual cenário econômico na gestão do risco de crédito”.

Ele contextualiza a afirmação ao se basear em dados da Serasa que apontam que, em abril, 41,01% da população adulta no Brasil estava inadimplente. Em relação ao universo das empresas, o levantamento também aponta que são mais de 6,1 Mi com R$ 99,7 bilhões em dívidas atrasadas.

 “Estamos falando de um volume de R$ 371,3 bilhões que não entrou no caixa das empresas e que, se retornasse ao mercado, teríamos outra realidade macroeconômica”, alerta o associado.

Estrutura com foco em segurança na concessão de crédito

Dentre as soluções que se aplicam para a prevenção de inadimplência, o coordenador do Departamento de Crédito Comercial da Coamo mencionou a estrutura da política de crédito da empresa, que possui mais de 30 mil cooperados, 120 filiais e aproximadamente oito mil funcionários.

Em sua apresentação, Camati levou informações sobre cinco etapas com diversos subtópicos que funcionam de forma sistemática e integrada para maior segurança na concessão de crédito.

Confira as macro etapas do fluxo de processos da Coamo:

  • Dados / documentos
  • Informação
  • Análise
  • Decisão
  • Monitoramento

Tecnologia e mídias são aliadas para monitoramento

Durante o webinar, Camati trouxe foco, também, para a contribuição das novas tecnologias, que oferecem sistemas automatizados e agilidade no processo de liberação e monitoramento de crédito.

O especialista ressaltou, ainda, a importância de acompanhar não apenas as notícias de economia e política, mas, também, publicações que tragam informações sobre empresas clientes ou potenciais, tanto em canais de notícia, quanto nas redes sociais digitais. De acordo com Camati, com isso é possível conhecer melhor as empresas, como pensam e como agem.

“A velocidade de tráfego das informações – por canais da imprensa, blogs ou redes sociais – possibilita que estejamos informados em questão de minutos sobre acontecimentos em qualquer lugar do mundo que possam ser prejudiciais para os negócios”, afirma o coordenador da Coamo, sobre mudanças das últimas décadas que foram extremamente favoráveis para o setor de crédito.

Integração é fundamental

O modelo de relacionamento mais próximo entre gestores de crédito e cobrança é mencionado pelo associado como uma estratégia que contribui para mais segurança no compartilhamento de informações.

“Encontros como o webinar “Gestão do risco do crédito” são de extrema importância, uma vez que agregam muito no processo de aprendizagem, desenvolvimento e de reciclagem de conhecimento. Esse é um dos pontos em que a CISP é crucial.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s