Guia da CNI com o MCTI compartilha experiências de projetos-pilotos em indústrias

Manter o foco constante na inovação é imprescindível para o crescimento da indústria brasileira. E se no passado era sinônimo de atualização de equipamento, hoje é evidente que a transformação digital demanda mudança na cultura e nos processos das corporações.

Considerando o contexto de aceleração do processo de digitalização com a crise mundial provocada pela pandemia, a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, afirma que para se consolidarem as mudanças necessárias, “é preciso que as organizações redefinam suas estratégias, incorporando a tecnologia como elemento chave dos negócios, integrando as operações e o capital humano em processos digitais e vice-versa.”

“Há uma transformação no processo de trabalho. Não é só uma transformação digital”
Marcelo Amorim, gestor de IT da CISP

Guia focado na inovação traz cases inspiracionais

O recém-lançado Guia de Referência para atuação em Gestão da Inovação com Foco em Transformação Digital, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) traz informações para diálogos e reflexões sobre como aumentar a eficiência e a competitividade das indústrias.

Segundo Gianna, o guia veio justamente como uma fonte de informações e inspirações neste sentido. A publicação reúne as experiências de 14 projetos-piloto de indústrias que aplicaram o modelo de gestão da inovação para a transformação digital elaborado para os casos específicos dessas empresas.

O documento apresenta algumas diretrizes gerais que podem balizar processos de inovação a partir da adaptação de acordo com as necessidades de cada organização.

“É necessário que as organizações redefinam suas estratégias, incorporando a tecnologia como elemento chave dos negócios”
Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI

Transformação digital em Crédito e Cobrança

E como setor decisivo nas indústrias, Crédito e Cobrança também vive a efervescência da inovação no cotidiano. Responsáveis por importantes interfaces para os negócios e a saudabilidade financeira das empresas, os profissionais dessas duas áreas se veem em constantes desafios.

Esse cenário sempre motivou a CISP a buscar por novas soluções aos associados, tendo como um dos marcos o desenvolvimento da plataforma Maxxi, que vai na direção do que comentou a diretora de inovação da CNI, viabilizando uma nova mentalidade com otimização de processos centrais do setor de Crédito e Cobrança.

“Fomos em busca de tecnologia de ponta para que os profissionais tenham cada vez mais facilidades e assertividade nas análises, mitigação de riscos e delimitação de score envolvendo grandes transações financeiras”, comenta o gestor de Inteligência e Tecnologia (IT) da CISP, Marcelo Amorim.

A partir do recurso, disponível a todos os associados CISP, está à mão, em questão de segundos, o cruzamento de um grande volume de dados, de forma totalmente personalizável.

A inovação sempre fez parte do DNA da CISP, em iniciativas para oferecer aprimoramento, segurança e responsabilidade. A Associação entende o desafio da área financeira em, cada vez mais, dar celeridade para a tomada de decisões de grandes impactos nas empresas.

“É um desafio para toda a área financeira: dar celeridade, tomar decisões em questão de segundos de forma automatizada, com conformidade e segurança. Nós queríamos levar isso aos associados porque facilita demais o dia a dia do gestor. Então, há uma transformação no processo de trabalho. Não é só uma transformação digital”, ressalta.

Se a inovação é um ponto nevrálgico que requer ação para maior competitividade, os associados CISP podem ficar certos de que seguiremos empenhados em reunir soluções que transformem processos e o conhecimento na área de Crédito e Cobrança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s