A partir dos temas “economia comportamental” e “Ikigai”, mais de 180 associados se engajaram em palestras vivenciais

Despertar de consciência. Envolvimento. Ação. Esses foram os principais convites dos treinamentos da 33ª edição do Encontro de Representantes de Crédito e Cobrança, o PartCISP 2023, aos 183 associados participantes.

O evento – realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho, na Bahia – foi uma jornada de aprendizado para lideranças que atuam no setor de Crédito e Cobrança das principais indústrias nacionais e internacionais, com o objetivo de ajudá-las a serem cada vez mais humanizadas e estratégicas.

A programação contou com as palestras vivenciais “Economia comportamental para liderança”, conduzida pela especialista em psicologia organizacional e diretora da Cubo.rh, Eveline Barreto, e “Filosofia japonesa Ikigai”, ministrada pelo neuroeducador Igor Saldanha, palestrante da Ikigai Brasil.

Razão e emoção nas tomadas de decisão

A economia comportamental foi contextualizada a partir de exemplos em que impulsos individuais que influenciam decisões, desde situações cotidianas – como optar por um produto no supermercado – até as mais complexas – como fazer escolhas em dilemas difíceis que podem impactar vidas, negócios e toda uma cadeia econômica.

Avaliações e interpretações de hipóteses são vulneráveis a aspectos mentais e emocionais das pessoas. Sob essa perspectiva, Eveline pontuou o papel do refinamento do autoconhecimento, bem como da capacidade de olhar o outro e as situações sem pré-julgamentos.

“Grandes empresas têm investido em psicologia comportamental para mitigar interferências relacionadas a aspectos humanos”, disse a palestrante, tangibilizando o valor dessas percepções para melhorar análises perante a possibilidade de perdas e ganhos e, consequentemente, para a competitividade de carreiras e negócios.

Em uma abordagem sensível e descontraída, todos adentraram uma dinâmica de trabalho em equipe que evidenciou a diversidade de olhares para apresentar soluções a desafios comuns no dia a dia do setor de Crédito e Cobrança.

O propósito como grande motivador na vida

Depois de falar sobre a filosofia japonesa Ikigai ao nosso podcast, Igor Saldanha levou uma palestra motivacional baseada na mandala formada por pilares desse conceito:

  • Paixão: aquilo que você ama fazer;
  • Missão: o que você faz bem e para o que possui habilidades e talentos únicos;
  • Profissão: onde você encontra oportunidades de trabalho e renda;
  • Vocação: o que você pode oferecer de forma nata e do qual o mundo precisa.

Mais do que visualizar cada elemento pontualmente, a mandala precisa ser vista como um organismo em que todos estão interconectados, o que vai na direção do cerne do Ikigai: o senso de propósito de vida, o “motivo pelo qual uma pessoa acorda todos os dias”. E foi justamente esse o convite de Igor aos associados.

De acordo com o especialista, a grande dificuldade para conquistar uma vida em Ikigai está na interferência do que ele chama de sabotadores. “São padrões comportamentais que impedem as pessoas de serem excelentes em suas vidas e profissões e que precisam sair da invisibilidade e serem vistos com clareza.”

Igor explica sobre a importância de romper com as ações em “piloto automático” e, verdadeiramente, buscar mudanças comportamentais por meio do autoconhecimento.

Valorizando competências que vão além do conhecimento técnico

Além do intenso networking com troca de informações para melhorar performances do setor de Crédito e Cobrança das associadas, uma forte característica do PartCISP são as capacitações voltadas ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, fundamentais para nortear boas práticas de gestão de pessoas e de carreira.“Observando as constantes transformações no mercado, que se aceleraram após a pandemia, a CISP compreende a importância de contribuir com esse viés junto aos profissionais que estão na linha de frente de análises e decisões envolvendo riscos e oportunidades”, enfatiza o presidente da CISP, Adolfo Pildervasser, gestor financeiro da associada Embelleze.

Confira aqui o que rolou no PartCISP 2023!

Deixe um comentário