Destaque em diferentes ramos do setor alimentício nacional, a Vilma Alimentos é referência na produção de massas e líder nos segmentos de farinha, misturas e refrescos, no estado de Minas Gerais.
A empresa de origem familiar foi fundada em 1925 e hoje possui 115 mil m² divididos entre a sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte e instalações em outras localidades, como Montes Claros e Juiz de Fora (MG), Cariacica (ES), Feira de Santana (BA), São Gotardo (MG) e Cambé (PR). Em breve, será aberta a filial Goiânia (GO).
Expansão contínua
Em 2008, a Vilma Alimentos adquiriu a marca Pirata, tradicional na fabricação de molhos e temperos em Minas Gerais e é uma das marcas mais vendidas na categoria. No ano de 2014, a empresa começou a atuar no segmento de biscoitos com a participação na Krokero, situada em Juiz de Fora (MG) e em 2016, a Vilma completou a aquisição da empresa e lançou sua própria marca de biscoitos.
Em outubro de 2018 foi lançada a versão de 10g da categoria de refrescos em pó. A empresa também é detentora da marca Yara e distribui produtos da marca Colonial, segunda marca mais vendida de molhos e extratos de tomates de Minas Gerais.
Investimentos no setor de crédito
Os últimos dez anos foram muito importantes para o crescimento da empresa, pois nesse período ocorreram constantes investimentos em novos projetos e aquisições. O setor de crédito, em sintonia com as mudanças do mercado, recebeu atenção especial em forma de treinamentos para a equipe e implantação de novas ferramentas voltadas à avaliação de crédito.
A área possui extrema importância para a empresa e atua com independência, apoiando todos os departamentos interligados a seus processos.
Segundo Samantha Colina, gerente de Crédito e Cobrança, a parceria com a CISP apoia todos os movimentos da empresa ao “garantir agilidade nas tomadas de decisão, por meio de relatórios ricos em informações que tornam possível a avaliação rápida e segura dos potenciais parceiros comerciais. E esses relatórios estão sempre em processo de melhoria contínua, o que torna o custo/benefício da parceria extremamente satisfatório”.